sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

“PROFILAXIA DA APORRINHAÇÃO”

A violência no trânsito é crescente e amedrontadora. Por qualquer motivo, mesmo o mais banal, pessoas aparentemente serenas estão se envolvendo em discussões acaloradas que, não raro, levam às vias de fato. Li hoje, num jornal, mais uma nota que atesta o estado de tensão que reina nas estradas e nas cidades. Segundo entendi, tudo aconteceu em cima de uma ponte estreita em que só poderia passar um veículo de cada vez. Pois bem: dois motoristas, trafegando em sentido contrário, chegaram ao mesmo tempo a cada cabeceira e forçosamente bateriam de frente. Tiveram de frear, e o choque não ocorreu. Mas sobreveio o tira-teima; nenhum dos dois cedia e se dispunha a voltar atrás. A querela esquentou os ânimos, e um dos protagonistas, cujo pavio era mais curto, tomou as alegações do outro como ofensas e, sacando um revólver, matou-o com um tiro na cabeça.

A que ponto chegamos, gente? A vida vale tão pouco? Por que está acontecendo isso? Seria assim no tempo dos nossos pais?

Por coincidência, em seguida, recebi de uma amiga um e-mail dando conta de um episódio intitulado “Lei do caminhão do Lixo”, vazado mais ou menos nos seguintes termos: “Chamei um táxi e fomos direto para o aeroporto. Estávamos na faixa certa, quando, de repente, um carro saiu do estacionamento. O motorista do táxi pisou no freio, desviou, e escapamos por um triz! Mas enfurecido, o outro buzinou com raiva, saltou e começou a gritar impropérios e a fazer gestos obscenos. Felizmente, meu guia, esboçando um sorriso, não lhe deu atenção. Limitou-se a fazer, com a mão para fora da janela, um sinal de concordância com o polegar esticado para cima.

Encantada com sua bonomia, não me contive e lhe perguntei:
- Por que fez isto? O cara quase arruinou seu carro e, mais um pouquinho, nos mandaria para o hospital!
- Apenas obedeci à “Lei do Caminhão de Lixo", senhora.

Diante da minha visível perplexidade, ele prosseguiu:
- Muitas pessoas são como caçambas carregadas de lixo. Andam por ai, cheias de frustrações, de raivas e de desapontamentos. E à medida que seus acúmulos vão crescendo, elas precisam descarregar em alguém. Eu, simplesmente, decidi que não vou deixá-las descarregarem em mim. Apenas me limito a sorrir e a acenar amigavelmente. Prefiro ignorar. Descobri que o prejuízo da reação é enorme. Minha saúde vale muito mais. E eu a aconselho a fazer o mesmo. Não se deixe levar por impulsos irrefletidos. Isso se aplica a todas as situações; em casa, no trabalho, nas ruas... Só traz lucros...

Eu o fixava, ainda surpresa, e ele arrematou:
- É verdade - as pessoas felizes não deixam que esse lixo emporcalhe seu dia. A jornada é muito curta para se levantar de manhã com remorsos por gestos e atitudes impensadas da véspera. Ame quem a trata bem e esqueça quem a trata mal. A vida é dez por cento o que se faz dela e noventa por cento a maneira como se aprende a levá-la. O segredo está em não deixá-la encher-se de lixo...”

Essa sábia lição, vinda de um modesto motorista de táxi, é exemplar para todos nós, e eu a aplaudo sem restrições. No caso específico, além de preservar-se do estresse, ele evitou o que uma séria discussão poderia ocasionar e cujas conseqüências imprevisíveis, com os ânimos exaltados e respectivos pavios acesos, poderiam ser trágicas, como se tem visto na prática, aqui ou acolá.

Eu, sempre que posso, e com critérios cada vez mais elásticos – que exercitei à custa de autodomínio e disciplina – tenho procurado reagir assim, com um mero sorriso condescendente e superior. Não vale a pena sair dando-murros-em-ponta-de-faca...

A estupidez que nos rodeia é majoritária e insuperável... e está começando a atuar cada vez mais cedo nas pessoas, produto de uma lacuna que o brasileiro, com exceções, já traz do berço e que daria assunto para uma bela tese de mestrado em psicologia do comportamento e da convivência social – aquela qualidade basal que deveria ser natural e congênita: educação.

Mario Gentil Costa

9 comentários:

Anônimo disse...

Só discordo com a generalização. Afinal se um cara é boçal não podemos achar que todos o são.Na multidão sempre haverá um pulha.

Anônimo disse...

MAGUI, OBSERVE QUE EU ESCREVI 'ESTUPIDEZ MAJORITÁRIA', E MAIORIA NÃO QUER DIZER TOTALIDADE. E, QUASE EM SEGUIDA, ABRI AS COSTUMEIRAS 'EXCEÇÕES', O QUE INVALIDA SEU COMENTÁRIO SOBRE 'GENERALIZAÇÃO'. MAS FOLGO EM SABER QUE VOCÊ CONCORDA COM O RESTO E COM A TESE EM SI. ABRAÇO. MARIO

Darwinn Harnack disse...

Mário, parabéns pela lucidez e pela boa escrita (cada vez mais rara).

Gostei tanto do seu texto que publiquei um trecho no meu blog e apontei os leitores para lerem a íntegra no seu.

Abraço, Darwinn Harnack.

http://darwinn.blogspot.com

Anônimo disse...

DARWIN, SEU NOME, POR SI SÓ, JÁ O QUALIFICA E ENGRANDECE SEUS PAIS, QUE O ESCOLHERAM. E SE EU JÁ ERA UM DARWINISTA, PASSEI A SÊ-LO AINDA MAIS. AGRADEÇO SEU ELOGIOSO COMENTÁRIO E VISITAREI SEU BLOGUE. APROVEITO PARA INDICAR-LHE MEU ENDEREÇO ANTIGO - http://magenco.blog.uol.com.br - HOJE EM STAND BY, NO QUAL POSTEI UM VASTO ESTOQUE DE MATÉRIAS DURANTE DOIS ANOS. GOSTARIA DE CONHECER SUA OPINIÃO SOBRE O MESMO. VEJO QUE TEMOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PARECIDOS, E ISSO ME ANIMA. GRANDE ABRAÇO. M@GenCo.

Darwinn Harnack disse...

Prezado Mário, vou olhar com calma e cuidado o conteúdo do seu antigo blog. Depois farei meus comentários.

Fique sempre à vontade para entrar em contato comigo:

darwinn@netuno.com.br

Anônimo disse...

DARWINN, SEU E-MAIL JÁ ESTÁ NA MINHA LISTA E, AGORA MESMO, ACABO DE LHE ENVIAR UMA MATÉRIA INTERESSANTE. ABRAÇO. MARIO MAGENCO

Darwinn Harnack disse...

Mário, não recebi seu e-mail.
Sugiro verificar se o meu prenome "darwinn" foi escrito com "nn" ao final.

Repito meu e-mail: darwinn@netuno.com.br

Um abraço!

Anônimo disse...

DARWINN, FOI UMA MENSAGEM COLETIVA EM "CCo", MAS FOI GRAFADA COM DOIS "nn". AGUARDEMOS AS PRÓXIMAS.
ABRAÇO. MARIO

Anônimo disse...

AMIGO BAIANO ELVIS KEMPES, QUANDO QUISER COMENTAR, DIGITE SEU TEXTO NESTE ESPAÇO E, MAIS ABAIXO, SIGA AS INSTRUÇÕES: 1. REPRODUZA, em minúsculas, AS LETRAS CONTIDAS NA "VERIFICAÇÃO DE PALAVRAS". 2. EM "NOME DE USUÁRIO', DIGITE SEU NOME E DESPREZE A "SENHA". 3. LOGO ABAIXO, SINALIZE O PEQUENO CÍRCULO EM "NOME/URL". DESPREZE A SENHA DE NOVO. ADIANTE, CLIQUE EM "PUBLICAR". ESTÁ FEITO O JOGO.
MARIO MAGENCO